quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cruz e Ícone de Nossa Senhora peregrinam na paróquias da Diocese de Nazaré

No dia 15 de janeiro de 2012, a Diocese de Nazaré recebeu a visita da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora que estão peregrinando por todo o Brasil, preparando o povo brasileiro para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Para continuar a mobilização dentro da Diocese de Nazaré, foram feitas duas réplicas, uma do Ícone de Nossa Senhora e outra da Cruz, para peregrinar nas paróquias da Diocese de Nazaré. Paróquias, como a de NOssa Senhora do Bom Parto (Buenos Aires-PE), Santo Antônio (Tracunhaém-PE), Sagrado Coração de Jesus (Carpina-PE), Divino Espírito Santo (Paudalho-PE), já tiveram a graça de receber estes sinais que, por onde passam, deixam os corações marcados pelo amor de Deus. Nó último dia 29 de abril, no Sede Santos, em Carpina-PE, as réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, foram colocadas no local do encontro para lembrar a multidão dos jovens ali presentes do imenso amor de Deus por cada um deles. O Sede Santos é o maior encontro anual realizado pela Renovação Carismática Católica, que reúne fiéis da Diocese de Nazaré e dioceses vizinhas. E a Comunidade Crux Sacra estava presente no Sede Santos, num dia marcado pela fé e pela ação do Espírito Santo. No mesmo encontro, o Pe Severino João,responsável pela Comissão Diocesana Pastoral para a Juventude , convidou a todos para participar, em 2013, no Rio de Janeiro, da Jornada Mundial da Juventude, com o Santo Padre e jovens do mundo todo.
Os interessados em garantir sua vaga para a JMJ Rio 2013, podem acessar a página da Crux Sacra na JMJ Rio 2013 na internet (http://www.cruxsacranajmjrio2013.blogspot.com/), fazer o dowload da ficha de inscrição. Após o preenchimento da ficha de inscrição, enviar por e-mail para cruxsacranajmjrio2013@hotmail.com. O preechimento e envio da ficha de inscrição, e o pagamento da taxa de adesão do pacote escolhido pelo peregrino feito antecipadamente facilitam a confirmação, em boas condições, da participação neste momento forte de expressão de fé da Igreja no Brasil e no Mundo. o Pagamento da taxa de adesão pode ser realizado por meio de depósito na seguinte conta do Banco Bradesco: agência 218, conta corrente 6387-8, em nome de Leonaldo Cordeiro da Silva. O interessado ainda pode efetuar o pagamento em uma das Casas de Missão da Comunidade Crux Sacra (Itambé-PE ou Carpina-PE), ou com um dos responsáveis pela Caravana Crux Sacra na JMJ Rio 2013.

Diocese de Nazaré estará presente na JMJ Rio 2013

Bote Fé, reuniões com organismos da juventude ligados a CNBB, peregrinação das réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, reuniões com movimentos jovens e Comunidades Novas, divulgação e acolhimento de inscrições para JMJ, preparação para Semana Missionária (Pré-Jornada). Estas têm sido, entre outras, as atividades que estão acontecendo na Diocese de Nazaré ante os preparativos para a participação ativa e representativa desta diocese no maior evento da fé cristã no Unicerso: a Jornada Mundial da Juventude.
As inscrições da JMJ Rio 2013 ainda nem foram abertas, mas já existem grupos comprometidos com a Jornada por meio de pré-inscrições. Um exemplo é a Comunidade Obra de Maria, que está viabilizando a participação dos jovens na Jornada e, ao mesmo tempó, organizando grupos de interessados.Segundo afirmou o Pe Severino João, responsável pela Comissão Diocesana Pastoral para a Juventude, os números ainda não são conhecidos, mas já existem grupos confirmando e aderindo a proposta da Igreja Católica: reunir, em julho de 2013, no Rio de Janeiro, jovens e cristãos de todo o mundo. A expectativa é que, assim que as inscrições oficiais forem abertas, com data prevista para julho de 2012, os jovens pré-inscritos tenham logo sua vaga garantida. A Comunidade Crux Sacra, que desde dezembro de 2011, iniciou o projeto Crux Sacra na JMJ Rio 2013, já conta com jovens pré-inscritos para a Jornada. Os interessados em garantir sua vaga para a JMJ Rio 2013, devem acessar a página da Crux Sacra na JMJ Rio 2013 na internet (http://www.cruxsacranajmjrio2013.blogspot.com/), fazer o dowload da ficha de inscrição. Após o preenchimento da ficha de inscrição, enviar por e-mail para cruxsacranajmjrio2013@hotmail.com. O preechimento e envio da ficha de inscrição, e o pagamento da taxa de adesão do pacote escolhido pelo peregrino feito antecipadamente facilitam a confirmação, em boas condições, da participação neste momento forte de expressão de fé da Igreja no Brasil e no Mundo.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na Diocese de Nazaré animam paróquias

Na noite do domingo (27) o bispo da Diocese de Nazaré Dom Severino se despediu da Paróquia de São José do Carpina na missa de encerramento de sua Visita Pastoral que durou 6 dias. Depois de uma semana recheada de atividades em toda a Paróquia o bispo retorna à Nazaré cansado, mas muito satisfeito com o acolhimento fervoroso dos paroquianos de São José. "Foram dias intensos de encontros. Agradeço aos padres Salesianos que me acolheram: fiquei 6 dias bebendo da fonte de Dom Bosco. Volto para Nazaré contente e reflexivo por encontrar uma Igreja viva aqui na Paróquia-Mãe de Carpina", agradeceu Dom Severino.

Além da despedida do bispo, a noite foi marcada pela chegada da réplica da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora que está peregrinando por toda a Diocese em preparação à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro em julho de 2013. As réplicas dos símbolos da JMJ saíram da Paróquia de São Sebastião, em Lagoa de Itaenga, e foram recepcionadas em Carpina na Capela de Dom Bosco e na Capela de São Sebastião de onde seguiram carregadas pelos jovens até a Matriz de São José.
Para o coordenador da Juventude da Paróquia, Hudson Ramos, a presença dos símbolos na Paróquia é uma iniciativa para animar e lembrar aos jovens que a missão deles é constante, além de divulgar e preparar o espírito para a JMJ no Rio em 2013. Os símbolos ficarão na Paróquia durante 8 dias visitando as escolas da cidade e as comunidades paroquiais.

A celebração de encerramento da visita da Cruz e do Ícone será na tarde do domingo dia 03 de junho logo após a realização da 2ª Pedalada Jovem.
Agora é hora de pôr em prática os ensinamentos que Dom Severino trouxe nesses 6 dias. Como ele mesmo falou em sua despedida "a visita terminou, mas a missão continua" e é papel de cada cristão, cada um com seu carisma e através de sua pastoral, colaborar para que a Paróquia de São José continue em permanente estado de missão.

PASCOM CARPINA - Evangelizando no Mundo Digital! Visite - nosso blog:
http://pascomcarpina.blogspot.co

terça-feira, 29 de maio de 2012

Juventude de Anápolis (GO) recebe símbolos da JMJ

Nos dias 30 e 31 de maio (quarta e quinta-feira) e no final de semana 2 e 3 de junho, Anápolis, a 60km da capital Goiânia, experimentará dias de muita vivência da fé cristã especialmente para os jovens, pois na ocasião acontecerá o “Bote Fé”.

Mas aí você se pergunta, “o que é Bote Fé”? O ‘BOTE FÉ’ é um conjunto de ações que une a todos em volta da visita da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, doados pelo papa João Paulo II à juventude em 1985, e visitam as dioceses dos países sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). No caso do Brasil, em 2013 acontecerá a JMJ no Rio de Janeiro, evento que reunirá milhões de jovens advindos de todas as partes do mundo.

Em Anápolis, o Bote Fé marca a celebração de uma mensagem própria que estes símbolos carregam e proporcionam situações propícias para o desenvolvimento da evangelização da juventude em cada realidade.

A diocese vem se mobilizando para a chegada da Cruz e do Ícone desde o início do ano, propondo formações, uma série de encontros reflexivos para a preparação espiritual e ações sociais desenvolvidas pelos próprios jovens de acordo com as necessidades específicas de suas comunidades.

Sustentabilidade
O Setor Juventude decidiu criar um ambiente consciente no Bote Fé Anápolis. Durante o lançamento do evento para a imprensa no dia 11, os kits foram entregues em ecobags e o arranjo de mesa, um girassol foi doado a cada um dos presentes para serem replantados em suas residências ou locais de trabalho.

Após os quatro dias de Bote Fé (30 e 31 de maio, na acolhida da cruz e do ícone, e na Jornada Diocesana da Juventude, em 2 e 3 de junho) será medida a emissão de gás carbônico lançado na atmosfera, e em parceria com a prefeitura municipal, através da secretaria de meio ambiente haverá o plantio de mudas, para ressarcir o meio-ambiente com as perdas efetuadas no evento.

Dessa forma, o Setor Juventude tenta alertar a diocese para a importância da sustentabilidade e mostra na prática, que os jovens podem ser conscientes com práticas simples e eficazes.

Programação
Para o dia 30 (quarta-feira), os símbolos chegarão às 10h e seguirão em carreata pelas avenidas Brasil e Goiás, até a Catedral do Senhor Bom Jesus, onde será celebrada uma missa às 12h. Após a celebração, instituições sociais como a Casa Bethânia (para portadores do vírus HIV), Centro de Reinserção Social e casas de recuperação receberão a visita da Cruz e do Ícone. Já às 20h se inicia uma vigília na Catedral, que se estenderá até as 7h do dia 31.

No dia 31 (quinta-feira), às 8h30, os estudantes terão um momento especial na Praça Abílio Wolney, com muita animação, oração e conscientização sobre problemas como as drogas. Às 15h acontece na Praça Sant´Ana, o momento da misericórdia, via-sacra meditada e missa campal com todos os padres da diocese. Após essas atividades, a Cruz e o Ícone, seguem para a diocese de Luziânia.

No dia 2 (sábado), os jovens da diocese farão uma exposição das ações sociais, às 15h, na Praça da Câmara Municipal, e as 20h acontece o luau, no Parque Ipiranga, com o cantor Davidson Silva (MG).

Já no dia 3 (domingo), os jovens terão um dia inteiro, no Colégio São Francisco, com intensas atividades que vão de shows de humor com o grupo católico Rir é um Santo Remédio (SP), palestras com o criador da logo oficial da JMJ, Gustavo Huguenin (RJ) e uma diversidade musical para todos os gostos: Comunidade Nova Aliança, DJs Sacramix (PR) e Banda Dominus (MG).

Todas as atividades são de entrada franca, exceto, no domingo, onde será cobrada uma taxa simbólica de R$ 5,00.

Da Diocese de Anápolis

Subsídios para preparação da peregrinação da Cruz e do Ícone da JMJ

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude preparou uma série de subsídios para auxiliar na peregrinação da Cruz e do Ícone da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) pelas dioceses.

Mesmo que a sua diocese já tenha recebido os símbolos da JMJ, vale a pena dar uma lida nas propostas para ajudar no trabalho de evangelização da juventude e de transformação social que podem ser desenvolvidos.

Os dois últimos itens são sugestões de atividades sociais que podem ser desenvolvidas nas dioceses para auxiliar o trabalho de formação integral da juventude.

Confira a lista dos subsídios:

1 - Livro da Cruz Peregrina
Neste material há o conteúdo quase completo do livro da Cruz Peregrina, incluídas as celebrações de acolhida e envio dos símbolos; cinco sugestões de encontros celebrativos; além de cânticos e orientações gerais da peregrinação. (clique aqui para baixar o arquivo)

2 - Itinerário de peregrinação da Cruz e do Ícone
Uma tabela com o itinerário atualizado da peregrinação da Cruz e do Ícone da JMJ (clique aqui para baixar o arquivo)

3 - Banner da Cruz com Encontros Celebrativos
O arquivo possui as imagens dos cinco encontros celebrativos agrupadas em uma cruz (clique aqui para baixar o arquivo)

4 - Projeto Caixa de Ferramentas
O projeto objetiva, por intermédio de narrativas transmidiáticas, filtrar todas as informações absorvidas por adolecentes e jovens no decorrer de seu desenvolvimento e transformá-las em atitudes de cidadania e responsabilidade, mudando conceitos, comportamentos e valores para com a família, a sociedade e o meio ambiente. (clique aqui para baixar o arquivo)


5 - Bote Fé na Vida, por um mundo sem drogas
Por intermédio da peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, em preparação à JMJ Rio 2013, promover um conjunto de ações culturais e sociais para sensibilizar a sociedade à causa dos dependentes químicos e suas interrelações. (clique aqui para baixar o arquivo)

Livro, CD e Camiseta
Além desses subsídios, confira aqui os itens à venda nas Edições CNBB para a preparação da peregrinação da Cruz e do Ícone.

Conheça os patronos e intercessores da JMJ Rio2013

Conheça um pouco mais sobre os patronos e os intercessores da Jornada Mundial da Juventude Rio2013:

Entenda melhor a diferença entre os dois:

PATRONOS- pais espirituais dos jovensOs patronos são os pais espirituais dos jovens, lhe ensinam, como verdadeiros pais e mestres, os caminhos para santidade. Foram escolhidos por estarem intimamente ligados ao espírito da JMJ Rio 2013. Dentre estes estão também representantes da nação. O tema missionário inspira o pedido por proteção e entusiasmo para enfrentar os desafios da evangelização nos dias atuais. Oração e ação são dimensões inseparáveis dos discípulos-missionários de Jesus Cristo.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida
No ano 1717, três pescadores, ao lançarem a sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Devido aos muitos milagres realizados e aumento da devoção foi proclamada padroeira do Brasil em 1930 e anos depois foi erguida, em sua homenagem, uma grande basílica que acolhe milhões de peregrinos todos os anos. A JMJ a invoca como Protetora da Igreja e das famílias!

Beato João Paulo II
O papa polonês João Paulo II, o Grande, foi o criador da Jornada Mundial da Juventude em 1984. Considerado como o Papa dos jovens esforçou-se no diálogo com eles e convidou-os a reconhecer o seu lugar e missão dentro da Igreja. Seu pontificado foi duradouro e ajudou a conduzir os cristãos, tendo como base as inspirações do Concilio Vaticano II. Lutou até o último momento de sua vida compartilhando conosco sua felicidade de entregar-se totalmente a Cristo e à Virgem Maria. O invocamos como amigo dos Jovens!


Santa Rosa de Lima
Isabel Flores nasceu em Lima (Peru), no ano 1586. Foi apelidada de Rosa pela beleza de seu rosto. Foi a primeira santa do continente americano e se destacou de maneira especial por sua intensa vida de oração e penitência. Experimentou muitas dificuldades em sua vida e, diante delas, soube manter uma extraordinária serenidade, imitando a Cristo pobre e crucificado. Pedimos sua intercessão para que sejamos fiéis à vontade de Deus!

Santa Teresa de Lisieux
Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em Lisieux (França), em 1873. Aos 15 anos, entrou num Mosteiro Carmelita, lugar onde viveu com humildade, simplicidade sua plena confiança em Deus. Foi proclamada padroeira das missões em 1927, por seu profundo desejo de ser missionária e sua disposição de oferecer tudo pelo bem dos demais. A JMJ a invoca como Padroeira das missões!

Santo Antônio de Santana Galvão (Frei Galvão)
Nasceu em Guaratinguetá (SP) em 1739. Da família com grandes recursos e possibilidades, renunciou a tudo e ingressou na ordem Franciscana. Pregador da paz e da caridade com palavras e obras, tornou-se modelo de entrega. Seus milagres começaram ainda em vida, distribuindo pílulas feitas por suas próprias mãos, que geravam grandes curas. O invocamos como arauto da paz e da caridade!

São Sebastião

Sebastião preferiu a fidelidade a Cristo a toda e qualquer honra civil e militar e, por esse motivo, foi expulso dos quadros do exército e morto na perseguição de Diocleciano no ano 300. Vemos destacar-se na vida do Santo a sua valentia e amor ao Senhor Jesus. A JMJ o invoca como Soldado e mártir da fé!



INTERCESSORES - um modelo a ser imitado
Os jovens desejam encontrar-se com a verdade que dê sentido a sua existência. Dentre os intercessores escolhidos para a JMJ Rio 2013 estão homens e mulheres que mesmo na juventude souberam escolher a melhor parte em suas vidas: Jesus Cristo. A história de suas vidas inspira-nos a cultivar suas virtudes. O número 13 poderia apontar para o ano da Jornada, mas, além disso, atesta para todos que a santidade na vida concreta é possível. A geração JMJ é convidada a entregar sua vida àquele que concede felicidade e liberdade em abundância.

Beata Albertina Berkenbrock
Nasceu em Santa Catarina em abril de 1919. Aos 12 anos de idade foi assassinada porque quis preservar a sua pureza. O martírio e a consequente fama de santidade se espalharam rapidamente. Foi uma menina que cultivou uma grande sensibilidade em sua relação com Deus e com o seu próximo. Nós a invocamos como virtuosa nos valores evangélicos!

Beata Chiara Luce Badano
Nasceu em Sassello (Italia) no ano 1971. Aos 10 anos de idade vive uma experiência forte de encontro com Deus que muda a sua vida e a de seus pais. Desde este momento decide viver com radicalidade o Evangelho, buscando amar a todos aqueles que a rodeiam. Aos 18 anos lhe diagnosticam um tumor ósseo. Vive com grande valentia cada uma das etapas de sua dolorosa doença. Nós a invocamos pela sua entrega total a Jesus!


Beata Irmã Dulce

Nasceu em 1914 em Salvador (BA) e desde jovem demonstrou um profundo espirito de caridade. Destacou-se pela perseverança e o esforço por dar atenção aos doentes e teve como princípio nunca fechar a porta a uma pessoa necessitada de sua ajuda. Ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Fundou associações e inaugurou colégios e hospitais. Nós a invocamos como Embaixadora da Caridade!

Beato Adílio Daronch
Nasceu em outubro de 1908 em Dona Francisca (RS), em uma família de modestas condições numa isolada localidade no interior do Brasil. Desde pequeno gostava muito de rezar e ajudar nas missas. Aos dezesseis anos morreu assassinado, juntamente com o Pe. Manuel Gómez González, por obra de alguns revolucionários que encontraram na estrada durante uma viagem para visitar as comunidades cristãs mais distantes. Nós o invocamos por sua forte amizade com Cristo!

Beato Frederico Ozanam
Nascido em Milão (Itália), cresceu em um ambiente de profundo espírito de caridade, sobretudo pelo exemplo de seus pais. Apaixonado pelas questões existenciais e espirituais dedicou-se ao estudo da filosofia, de onde encontrou argumentos para sustentar o compromisso social dos católicos. Morreu em 1853, aos 40 anos, deixando o precioso legado das Conferências Vicentinas e a certeza de ter feito a vontade de Deus em sua vida. Nós o invocamos como servidor dos mais pobres.

Beato Isidoro Bakanja
Isidoro nasceu em torno de 1880, em Bokendela (Congo). De vida muito pobre trabalhou já na infância como lavrador no campo. Seu batismo, em 1906, foi a partir do seu encontro com missionários carmelitas que doaram a ele um rosário e o escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Muito devoto da Virgem Maria, alegremente rezava e cantava enquanto trabalhava. Uma vez, impedido de fazê-lo, decide abandonar seu posto, mas sem acolher o mandato de abandonar os sinais visíveis de sua fé. Foi chagado em suas costas com açoites e morre por não resistir aos ferimentos. Nós o invocamos como mártir do escapulário

Beato José de Anchieta
Nasceu em 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha). Ingressou na Companhia de Jesus e foi enviado como missionário ao Brasil. Foi ordenado sacerdote em 1566 e ocupou o cargo de superior de comunidades e provincial de toda a missão no Brasil, trabalho que foi realizado com grande sabedoria e segurança. Faleceu no ano 1597 e recebeu o qualificativo de “apóstolo do Brasil”. Nós, jovens da JMJ Rio 2013, o invocamos do mesmo modo!

Beato Pier Giorgio Frassati
Nasceu em Turim (Itália), em 06 de abril de 1901, e ao nascer, apresentava deficiências respiratórias, por isso foi imediatamente batizado. Revelou-se um amigo dos pobres, vendo neles o próprio Cristo. Com 18 anos inscreveu-se na Confraria do Rosário de Pollone e na Conferência de São Vicente de Paulo. Sempre amou os humilhados, dedicando a sua vida a fazer-lhes bem. Seu coração foi destinado aos outros. Nós o reconhecemos como alguém que ardentemente amou os pobres e a Igreja.

Santa Laura Vicuña
Nasceu no Chile, em 1891. Aos 10 anos de idade fez a sua Primeira Comunhão e, a partir deste momento, fez o propósito de amar a Deus com todas as suas forças. Esforça-se por tornar a Jesus conhecido e por reparar as ofensas contra Ele. Vendo a sua mãe em situação de pecado, ofereceu sua vida em troca de sua conversão. Foi tomada por uma grave enfermidade e chamada à presença de Deus aos 12 anos. Invocamos sua intercessão como mártir da pureza!

Santa Teresa de los Andes
Nasceu no Chile no ano 1900. A partir dos 6 anos participava, quase diariamente da Santa Missa. Sua constância na Eucaristia revela sua sede interior de encontrar-se com Cristo. Muitos dizem que antes de entrar no Carmelo, aos 17 anos, já vivia uma vida Santa que atraía as almas para Deus. Sempre foi consciente de que a sua oração e sacrifício eram capazes de melhorar e purificar o mundo. Hoje no seu túmulo encontramos a sua frase: “O amor é mais forte”. Pedimos a sua intercessão para que aprendamos a ser contemplativos de Cristo!

Santo André Kim e seus companheiros
No início do séc. XVII a fé cristã chegou pela primeira vez à Coréia. Um grupo fervoroso contava com a direção espiritual do Padre André Kim, primeiro presbítero dessa comunidade. Em 3 perseguições entre os anos 1839 e 1866 morreu junto a outros 102 companheiros mártires, consagrando com o seu precioso sangue os primórdios da Igreja coreana. Os invocamos como mártires da evangelização!


São Jorge

Segundo tradição da Igreja, foi um militar do Império Romano no tempo de Diocleciano. Converteu-se ao cristianismo e, por esse motivo, foi torturado e decapitado. Desde o século IV, foi venerado em toda a Igreja como mártir de Cristo. A tradição o apresenta como quem enfrenta o dragão, simbolizando a fé firme. Alguém que triunfa sobre a força do maligno. O invocamos como combatente do mal!



Com informações do site oficial da JMJ Rio2013 (www.rio2013.com)

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Intercessão pela Jornada Mundial da Juventude com a Comunidade Crux Sacra

Faltam 5 dias para a tão esperada Vigília de Pentecostes. Cinquênta dias após a Celebração da Páscoa do Senhor, a Igreja celebra o Pentecostes, que recorda o dia em que os apóstolos e Maria, reunidos no Cenáculo, receberam o Espírito Santo prometido por Jesus Cristo. A Comunidade Crux Sacra irá realizar, no sábado, 26, a partir das 22:00h, a Vigília de Pentecostes. Com uma programação contendo a Santa Missa, pregação, testemunho, fogueiras dos dons, lual, dinâmicas de oração, entre outras coisas, a Crux Sacra convida a todos para viver a experiência de Pentecostes, pedindo o batismo no espírito, a renovação dos dons e carismas. A Vigília está prevista para terminar às 06:00h do dia 27/05, dia de Pentecostes. Um dos momentos que fará parte da da vigília será, também, a intercessão pela Jornada Mundial da Juventude. Em comunhão com toda a Igreja, de um modo particular, a que encontra-se no Brasil e que está responsável pela organização da JMJ Rio 2013, a Crux Sacra irá interceder para que o Espírito Santo conduza todos os preparativos e a realização deste evento que reunirá tantos povos, línguas e nações, numa só fé, num só batismo, em Jesus Cristo.
É importante lembrar que a Comunidade Crux Sacra estará presente na JMJ Rio 2013. E os interessados em garantir sua vaga para a JMJ Rio 2013, podem acessar a página da Crux Sacra na JMJ Rio 2013 na internet (http://www.cruxsacranajmjrio2013.blogspot.com/), fazer o dowload da ficha de inscrição. Após o preenchimento da ficha de inscrição, enviar por e-mail para cruxsacranajmjrio2013@hotmail.com. O preechimento e envio da ficha de inscrição, e o pagamento da taxa de adesão do pacote escolhido pelo peregrino feito antecipadamente facilitam a confirmação, em boas condições, da participação neste momento forte de expressão de fé da Igreja no Brasil e no Mundo. o Pagamento da taxa de adesão pode ser realizado por meio de depósito na seguinte conta do Banco Bradesco: agência 218, conta corrente 6387-8, em nome de Leonaldo Cordeiro da Silva. O interessado ainda pode efetuar o pagamento em uma das Casas de Missão da Comunidade Crux Sacra (Itambé-PE ou Carpina-PE), ou com um dos responsáveis pela Caravana Crux Sacra na JMJ Rio 2013.

Por Josinaldo Silva
Com. Crux Sacra

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Diocese de Jataí (GO) acolhe a Cruz da JMJ e Ícone de Maria

Nos dias 20 e 21 de maio a Diocese de Jataí, no sudoeste do estado de Goiás, acolheu a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o ícone de Nossa Senhora. O Bote Fé - Diocese de Jataí foi organizado para passar por diversas cidades da Diocese.

Os símbolos foram acolhidos, no dia 19, por centenas de pessoas em grande carreata na cidade de Mineiros, onde passaram a noite em vigília de oração. Na tarde do domingo, dia 20, forami levados para a cidade de Jataí e acolhidos na paróquia São Sebastião. A seguir, foi realizada uma Via Sacra pelas ruas da cidade indo até a Catedral Diocesana Divino Espírito Santo, que já se encontrava repleta de fiéis à espera dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude. O bispo diocesano e referencial para a juventude da CNBB no regional Centro-Oeste, dom José Luiz Majella, presidiu a celebração da missa, concelebrada com vários sacerdotes. Foi um belo momento de oração em favor da juventude Diocesana e, especialmente, em favor da JMJ.

Dom Majella acompanhou pessoalmente a peregrinação da Cruz e do Ícone de Maria pelas cinco cidades por onde passaram. Os símbolos foram acolhidos com diversas celebrações organizadas pela coordenação do setor juventude da diocese.

Um grande número de jovens participou com muito entusiasmo dos diversos momentos  programados e o ponto forte foram  as celebrações realizadas em Jataí.

A Cruz e o Ícone de Maria percorreram, aproximadamente, 400 quilômetros em dois dias na Diocese de Jataí. Foram 40 horas de atividades transmitidas pela Rede Diocesana de Rádio com programação exclusiva voltada para a celebração do Bote Fé.

Por padre Cristiano Faria dos Santos - Diocese de Jataí

Patronos da JMJ Rio2013 serão anunciados neste domingo

No próximo dia 27 de maio, jovens do mundo inteiro conhecerão os nomes dos santos e beatos que serão os patronos e intercessores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. O lançamento será no Santuário da Penha. É esperado um público entre 5 e 10 mil pessoas.

O evento tem início com a oração do terço a partir das 14h na Igreja do Bom Jesus da Penha (Av. Brás de Pina, 181), de onde sairá a procissão até o Santuário da Penha (Largo da Penha, 19). A cerimônia de lançamento dos intercessores e patronos da JMJ está prevista para as 16h.

Os nomes serão divulgados após a Missa de Pentecostes, que acontecerá na Concha Acústica do Santuário. A celebração será presidida pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, seguida da tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha. A missa marcará também o encerramento do Mês Mariano na Arquidiocese do Rio.

Em seguida o arcebispo, Dom Orani, subirá a escadaria junto à procissão, com o andor de Nossa Senhora da Penha. Ao longo do percurso, nos degraus, grupos de jovens estarão segurando estandartes com as imagens dos intercessores em 13 pontos.

A apresentação dos patronos será no topo da escadaria da Penha. Os estandartes com as imagens estarão presos na fachada da Igreja da Penha e no momento em que forem anunciados serão revelados.

JMJ

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo. Idealizado pelo beato João Paulo II, o evento teve sua primeira edição no ano de 1986, em Roma. O encontro dura aproximadamente uma semana.

Todos os anos a Jornada acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.

A última Jornada Mundial da Juventude foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu cerca de dois milhões de mais de 190 países. O próximo encontro será de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz da Jornada e do Ícone de Nossa Senhora que desde o dia 18 de setembro do ano passado estão no país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul, em preparação para a JMJ Rio2013.

COL

O Comitê Organizador Local tem sua sede no 7º andar do Edifício João Paulo II (Rua Benjamin Constant, 23 – Glória, Rio de Janeiro). O telefone geral para contato é 31772013.

Portal Oficial da JMJ Rio2013

www.rio2013.com


Assessoria de Imprensa JMJ Rio2013

Contatos: (21) 31772013

Credenciamento: assessoriadeimprensa@rio2013.com

Site: www.rio2013.com

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Corrida de rua vai marcar contagem regressiva para a JMJ Rio 2013

Uma corrida de rua que vai acontecer no dia 22 de julho  em todas as dioceses do Brasil marcando a largada para a contagem regressiva de uma ano para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Esse é o Bote Fé na Vida, uma iniciativa da Igreja do Brasil que visa integrar esportes e evangelização.
O lançamento do Bote Fé na Vida aconteceu neste domingo, 20 de maio, durante o Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, em Brasília, com a participação do triatleta Diego Ciarrocchi, que vai participar da organização do evento. Ele lembrou que a corrida é a segunda atividade esportiva mais praticada no Brasil e anunciou que esse será apenas o primeiro evento, pois outros esportes também serão contemplados posteriormente.
As inscrições serão descentralizadas, feitas em cada diocese. Para as dioceses se organizarem, foi preparada uma sessão especial no site Jovens Conectados com várias dicas. O conteúdo pode ser acessado neste link.

Fonte: Jovens Conectados

Simulado de Catequese anima e prepara milhares de jovens para a JMJ Rio2013

Partilha, unidade e muita vontade de estar preparados da melhor forma possível para a JMJ Rio2013. Foi assim que milhares de jovens começaram este sábado, dia 19 de maio, reunidos em 35 paróquias da Arquidiocese do Rio para o primeiro Simulado de Catequese da JMJ Rio2013, promovido pelo Comitê Organizador Local (COL).

O lema escolhido para o encontro foi “Sede firmes na prática da hospitalidade” (Rm 12, 13). Em todas as foranias foi ressaltada a importância da acolhida e do comprometimento de todos para a realização da Jornada.

Este encontro é uma espécie de treinamento para ajudar os fiéis, em especial aqueles que nunca participaram de uma jornada, a compreenderem, na prática, o que é uma catequese e o que acontece na vida dos que residem naquela localidade que sedia o evento.

Além disso, o evento auxilia a organização e os voluntários na observação da estrutura para acolher os peregrinos que virão para o encontro com o Papa em 2013.

O presidente do COL e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que participava do Encontro de Comunicadores do Rio de Janeiro, conseguiu visitar quatro paróquias, contemplando três vicariatos (Santo Afonso e São Francisco Xavier na Tijuca, São Judas Tadeu, no Cosme Velho e Santa Edwiges, em São Cristóvão).

Em todos os locais o arcebispo cumprimentou os voluntários pelo empenho. Dom Orani exortou a que todas as comunidades continuem a participar e a divulgar a Jornada, especialmente através do voluntariado e da hospedagem.

"Somos mais que milhares, somos um”
As paróquias por toda a cidade que receberam o simulado se organizaram para corresponder ao chamado em preparação à JMJ Rio2013. Elas ofereceram toda a estrutura de uma catequese de Jornada, com equipes de voluntários em diversas áreas como acolhida, lanche, banheiros, atendimento médico e local para confissões.

A chegada dos cerca de 500 fiéis, entre jovens e adultos, que estiveram na manhã de hoje na paróquia Nossa Senhora de Loreto, em Jacarepaguá, foi animada pelos jovens do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) a base de violões e pandeirolas, anunciando a alegria que comandará em julho de 2013.

“Assim como Cristo de braços aberto, acolhemos não só em nossas casas mas também com nossas atitudes a todos os irmãos”, disse padre Jair Cardoso Alves Neto, na homilia.

“Bom dia, buon giorno, buenos días, good morning, ni hao”. Assim o pároco, padre Li Guozhong, saudou os presentes em diversas línguas, inclusive o chinês, seu idioma materno, abrindo o simulado na paróquia São Francisco Xavier, na Tijuca. O pregador foi o padre Jorge Lutz, pároco da igreja Nossa Senhora da Guia, no Lins.

Na paróquia Santo Afonso, também na Tijuca, os voluntários foram chamados a vestir uma camisa amarela, para se destacarem. O bispo auxiliar, Dom Nelson Francelino, ministrou a pregação. “Estamos vivendo tempos difíceis. A família já não forma tanto, os meios de comunicação nem sempre têm uma mensagem que edifica. É preciso acolher e proteger a juventude para que ela possa chegar até Cristo”, afirmou.

Missionários da comunidade Bom Pastor animaram a catequese na paróquia Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana. A palestra e santa missa foram presididas pelo padre Gustavo Ribeiro da Silva, da paróquia de São Judas Tadeu.

“O acolhimento deve ser a marca da Igreja, deve ser uma pastoral de inserção onde os irmãos possam se sentir parte da Igreja”, disse padre Gustavo. E completou: “Conviver é entrar na realidade do outro. Acolher será sempre algo desafiador. Mas há uma troca, uma maturação tanto para quem é acolhido quanto para quem acolhe. Há um ganho dos dois lados”.

Mesmo morando longe, Mariana Vieira, de 23 anos, não desanimou e saiu de São Gonçalo para participar do simulado na paróquia de Copacabana. Ela, que foi na última edição da JMJ, disse que acredita que o acolhimento não será um problema para os brasileiros, “porque já somos um povo naturalmente acolhedor”.

Mario Lafaiete, de 72 anos, foi um dos voluntários atuantes do simulado. Ele disse que decidiu fazer o cadastro de voluntariado após descobrir, pelos padres da paróquia, que não havia idade máxima para servir no evento. De acordo com ele, a experiência do simulado foi positiva. “O trabalho dos voluntários foi bom e eles foram suficientes para atender as pessoas que vieram”, avaliou animado com a proximidade do evento.

Também na Santa Rosa de Lima, capela da paróquia Nossa Senhora da Vitória, na Barra da Tijuca, entre os jovens de idade e de espírito estava Maria da Piedade, uma portuguesa de 88 anos que veio para "tomar nota de várias coisas".

A união marcou o evento, demonstrada ainda mais com a presença dos sacerdotes de todas as paróquias da forania. "Apesar de ainda ser cedo, são 8h20, o que já me deixa impressionado é a união das paróquias, a integração, a organização das equipes”, disse monsenhor Joel Portella Amado, pároco da Nossa Senhora da Vitória e diretor geral do COL.

O evento teve início com a animação e as palavras do monsenhor Joel: "Para construção da Jornada são necessárias três coisas: união, trabalho e oração. É como diz o provérbio: ‘Trabalhe como se tudo dependesse somente de você e ore como se tudo dependesse somente de Deus’".

O bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Paulo Cezar Costa, que ministrou sobre o tema da catequese, destacou: "Acolher é ir ao encontro da realidade do outro onde o outro se encontra".

Na Paróquia de São Marcos, também na Barra, a equipe do Acolhimento já dava o tom do encontro: “Esperamos que todos os jovens sejam profundamente tocados com a luz de Cristo para iluminar este mundo”.

“Minha expectativa para este simulado é aprender o que vou precisar fazer na semana da jornada. Que seja um momento em que a graça de Deus toque o coração das pessoas. Este é objetivo da jornada, converter os jovens para serem verdadeiramente discípulos de Cristo”, disse Alessandra Vivas, voluntária da JMJ pela Paróquia Imaculada Conceição.

O padre Rafael Siqueira, em seu primeiro mês de ordenação, foi convidado para dar a palestra no Simulado: “Recebo como muita alegria essa responsabilidade. É um desafio que o Senhor me coloca em pastorear esse rebanho jovem”.

Na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, Dom Roberto Lopes, vigário episcopal para a Vida Consagrada, foi o pregador. Na opinião do paroquiano José Luiz Manoel o que disse o vigário foi muito esclarecedor: “Dom Roberto contribuiu com citações da bíblia, ressaltando que o ponto principal é o acolhimento. Deus não só é amor, mas também acolhimento.  Jovem não precisa deixar de ser jovem para viver a palavra e ter Deus no Coração”.

“Eis uma das mensagens que a JMJ nos traz a cada edição: em nossa universalidade somos um, independente de língua, cultura ou etnia, a fé é o que nos une”, disse o voluntário Filipe Ferreira do Nascimento, da paróquia Nossa Senhora do Loreto.

Reportagem: Equipe de Comunicação JMJ Rio2013

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Hino Oficial da JMJ Rio2013 será lançado em julho

Em comemoração à contagem regressiva - um ano para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 - será divulgado no dia 29 de julho o Hino Oficial da Jornada no Rio. “A ‘cara’ do Rio de Janeiro, a ‘cara’ da Igreja no Brasil, isso com certeza vai estar presente nesse hino que será memorável”, afirmou padre Leandro Lenin, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL).
O setor, que é responsável pelo hino, promoveu um concurso para a escolha da letra. “Estamos na fase final de seleção das letras. Eram 180 e agora estamos em um bloco de 20”, disse padre Leandro.
Entre os jurados estão professores de música, regentes de coral, pessoas não só engajadas profissionalmente e tecnicamente na área da música, mas também na área pastoral da Igreja.
“Com a definição de um grupo menor de letras, talvez três, nós vamos produzir o ‘corpo’, que é a melodia. A partir de então vamos passar por novos processos de aprovação e ajustes para o grande lançamento. Quando lançarmos o Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude já teremos todo ele pronto”, ressaltou o sacerdote.
A escolha da data de divulgação do Hino Oficial é estratégica. Ele acontecerá durante um evento chamado “Pré-Jornada”, que acontecerá no Maracanãzinho, entre os dias 27 e 29 de julho desse ano, no Rio. Todos os setores do COL estarão envolvidos nessa atividade. Até o final do mês deverá ser concluída a programação geral do evento.
O processo de seleção do hino é feito seguindo critérios como criatividade, valores espirituais ligados ao tema da jornada, beleza e harmonia da composição. Os padres membros do comitê monitoram o conteúdo religioso e doutrinal. “Tudo o que chega até nós passa por processo de avaliação, principalmente no campo da doutrina e nas questões de fé, mas o processo criativo de quem nos manda a letra está sendo conservado,” afirmou.
O concurso teve início no dia aberto em 31 de outubro encerrou suas inscrições no dia 3 de março, sendo disponibilizado para os candidatos um edital com os critérios e normas. Para acompanhar o andamento da escolha da letra e processo de produção da música acesse o portal (http://www.rio2013.com/) e na data oficial, o hino será veiculado para que o mundo inteiro viva através da música o espírito da JMJ Rio2013.
Colaboração: Angélica Veiga e Ricardo Franco


Colaboração: Angélica Veiga e Ricardo Franco

Semana Missionária da JMJ Rio 2013

Com o intuito de organizar a Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, as comissões diocesanas do Regional Leste 1, agora já com sua estrutura completa, se encontraram pela primeira vez, na última quinta-feira, 10 de maio, no Edifício João Paulo II, onde funciona o Comitê Organizador Local (COL) da Jornada.
Esclarecer dúvidas, apresentar comissões governamentais e os setores responsáveis pela preparação deste grande evento foram alguns dos objetivos da reunião.    
Para compartilhar os planos de ações, estiveram presentes representantes de todas as dioceses do Regional Leste 1, COL, Comissão Especial do Governo do Estado, Comissão Representativa da Assembleia Legislativa do RJ (Alerj), Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Polícia Militar e Secretarias de Estado.  A reunião contou com a abertura do presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, do bispo auxiliar, Dom Nelson Francelino e do diretor-executivo do Setor de Pré-Jornada, padre Jefferson Gonçalves de Araújo.
Cerca de 150 pessoas estiveram presentes ao encontro. Os participantes receberam esclarecimentos sobre o que será a Semana Missionária, que em jornadas anteriores eram chamadas Dias nas Dioceses. A responsabilidade que cada comissão terá, em relação à estruturação do evento em suas respectivas áreas de abrangências, foi destacada na reunião.
Houve, também, um workshop, aos quais os membros obtiveram diversas informações sobre os temas estruturais. Os grupos foram divididos por painéis, como: Coordenação Geral; Infraestrutura/ Transporte / Segurança / Saúde; Acolhida / Alojamento / Alimentação; Comunicação /Tradução; Liturgia/Pastoral; Relações Institucionais; Financeiro; e Cultura.
Os representantes das comissões governamentais e do COL expuseram o planejamento que cada qual terá e esclareceram dúvidas a respeito de suas expertises. Padre Jefferson Gonçalves de Araújo destacou que “é importante que todos se comprometam e estejam em comunhão com a Semana Missionária. As dioceses não estarão sozinhas, pois poderão contar com as comissões formadas pelos Governos do Estado, da União, do Legislativo e com o COL. O significativo é que todos estejam adaptados, de acordo, com a realidade de cada cidade”.

Rita Vasconcelos
Setor de Pré-Jornada

Cruz e Ícone no centro do poder político

O Palácio do Planalto recebeu hoje uma visita histórica: os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Ícone de Nossa Senhora e a Cruz, estiveram presentes em cerimônia na tarde desse sábado. O encontro reuniu o arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha e a mando da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Mais de 100 pessoas estiveram presentes.


Os símbolos da JMJ entraram pela rampa principal do Palácio carregados por jovens do movimento de Emaús e crianças e jovens da Pastoral Juvenil  Marista. Os dragões da independência, que fazem a segurança do Planalto, ficaram como guarda-costas e fizeram um corredor para a passagem.
 
A cerimônia começou com o agradecimento do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Em nome da presidente Dilma Rousseff, ele diz que a fé representa o povo brasileiro. "O Brasil nasceu sobre a égide da cruz e embora sejamos um governo laico, reconhecemos a fé e esses ícones como um momento de reforço à nossa luta, como um convite para continuar nosso ideal de fazer uma nação fraterna e justa”, afirmou.

planalto3Em seguida, o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, refletiu sobre a presença da Cruz da JMJ e do Ícone no centro das decisões do País com a passagem evangélica do Dai a César o que é de César. “Compete aos fiéis participarem na vida política de modo coerente com os ensinamentos da Igreja. A política é um âmbito importante da prática da caridade. Ela nos chama a um forte compromisso com a cidadania, pela construção de uma vida reta. Há necessidade de políticos cristãos, mas antes, precisamos de fiéis que deem um verdadeiro testemunho de Cristo na comunidade civil e política”, destacou Dom Sérgio.

O arcebispo enfatizou que a maior missão dos fiéis é construir a Palavra na vida social de cada um, sem esquecer que a graça de Deus é necessária para alcançar essa meta. Ao remeter-se ao Evangelho, ele disse: “Dai a César o que é de César e dai a Deus o que é de Deus. Devemos dar ao Senhor a importância que lhe cabe, para depois exercer bem nossas atividades, nossa missão”.

Alessandra Veiga, casada há 21 anos e com dois filhos, pediu a sua família que lhe acompanhasse no Bote Fé de Brasília, mas ao final, esteve sozinha. “Eu escutei sobre o evento há 15 dias, e senti que eu tinha de vir ao encontro de Cristo. Vim sem saber nada e, de repente, a cruz estava ao meu lado.  Senti um convite de Cristo, que ao me trazer até o Palácio, renovou minhas forças e minha fé. Ele me consolou”, disse emocionada.

Para ela, é difícil falar de política. “Fiquei feliz de terem sido aberto essa casa tão importante para o Brasil. Esperava a presidente, como cidadã, mas o principal era a cruz, Nossa Senhora e o nosso bispo. A partir do momento que eles estiveram aqui nessa casa, espero que eles mudem a política do nosso país”.

Esperança 
O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que a chegada da cruz da JMJ tem a simbologia do povo brasileiro que espera e sofre com a os problemas de desigualdade social.

“A presidenta determinou que abríssemos o Planalto a esses símbolos, pois a Igreja estimula nosso sonho, que é o direito e igualdade a todos os brasileiros. É um desafio para não esquecermos da perspectiva fundamental, que é lutar contra a fome e os valores do nosso povo. Que essa benção derrame sobre nosso governo e nosso País a força necessária para que essa meta seja alcançada por nós”, ressaltou.

Além disso,  Carvalho falou em nome da presidente sobre a expectativa de receber, no ano que vem, a Jornada Mundial da Juventude e o Papa Bento XVI.  “A chegada do Papa e da Jornada, que trará 3 milhões de jovens, recolocará o Brasil no centro da humanidade. E será toda uma semana de reflexão e renovação social, em que todos relembrarão seu ideal, que é superar essa miséria que temos, as drogas e a violência, para que nossa nação seja cada vez mais solidária e alegre”, reiterou.

Por Amandda Souza, da Equipe Jovens Conectados

segunda-feira, 14 de maio de 2012

JMJRIO2013: Catequeses mobilizarão a cidade

É hora de espalhar a notícia e de mobilizar a comunidade para o Simulado de Catequese que tomará conta da cidade do Rio no próximo sábado, 19 de maio, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.
A programação para o evento já está fechada. Segundo um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL), padre Arnaldo Rodrigues, as catequeses seguirão a mesma estrutura das que acontecem durante as Jornadas: animação inicial; oração; abertura; palavra de boas vindas; pregação e espaço para perguntas. O encerramento será com a celebração eucarística.
O simulado, que será realizado em pelo menos uma paróquia de todas as 35 foranias da Arquidiocese do Rio de Janeiro, tem como lema o versículo “Sede firmes na prática da hospitalidade” (Rm 12, 13).  
As catequeses começarão às 8h, com previsão de término ao meio dia. Durante todo o evento haverá atendimento para confissões feitas pelos padres das demais paróquias da forania. A pregação será feita pelos bispos auxiliares e sacerdotes da Arquidiocese do Rio e de dioceses vizinhas.
O simulado tem por objetivo avaliar a estrutura e logística das paróquias para receber os peregrinos em 2013, além de cuidar da espiritualidade dos voluntários.
De acordo com padre Arnaldo, a expectativa do COL é que o evento dê bons frutos. “Teremos pessoas nas paróquias onde acontecerá o simulado que estarão em todo momento fazendo uma avaliação da estrutura, da parte espiritual e do local. Mas, sobretudo desta parte de infraestrutura, organização e logística, para que possamos também apontar os desafios maiores que teremos”, afirmou.
O padre lembrou ainda que é importante que cada voluntário participe do simulado na sua forania de origem. “Não é porque a ‘minha paróquia’ não recebeu o simulado que não vou participar. Pelo contrário, é hora de estar unido a outras paróquias neste simulado e participar da sua forania. Porque é uma forma de já começar a exercer sua missão de voluntário. Você conhece a realidade da sua paróquia, do seu bairro, da sua forania e isso facilita muito toda essa parte de logística da estrutura do simulado”, destacou.

Fonte: JMJ Rio 2013

A JMJ já começou em Brasília

A Cruz e o Ícone da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram neste sábado na Arquidiocese de Brasília, por ocasião do Bote Fé, evento que promove a peregrinação dos símbolos da Jornada em todo o Brasil. O Bote Fé Brasília vai até amanhã e passará pelas principais cidades do Distrito Federal (DF).

O Santuário Menino Jesus de Praga, na cidade de Brazlândia – a 40 km de Brasília – foi a primeira a receber os símbolos, às 6h30. O arcebispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Steiner, em celebração no Santuário, afirmou que “Quem guarda sua vida vai perdê-la, mas  é grandioso quando se dá a vida pelos outros, no cuidado pelo outro, no anúncio pelo amor ao outro. Essa é a nossa salvação. E só seremos filhos de Deus se nos doarmos como Jesus se doou na Cruz".

Em seguida, a paróquia Nossa Senhora da Glória, localizada na cidade de Ceilândia – a mais populosa do DF – recebeu os símbolos. Mais de 800 pessoas estavam presentes, entre elas Dona Magnólia Gomes que, nos auge dos 70 anos, esbanjou juventude. “Tive que passar entre os meninos para ver a Cruz, mas quando cheguei aqui me senti como se estivesse diante da Eucaristia. Me deu até vontade de voltar a participar de um grupo jovem”, contou.

De Ceilândia, Cruz e Ícone seguiram para as cidades de Taguatinga e Samambaia. Esta última destacou a importância da promoção da vida. “Precisamos defender a vida desde a fecundação até a morte natural”, afirmou padre Wilkie Bandeira, da capela Nossa Senhora de Fátima.

Na cidade do Gama, extremo sul do DF, os jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição aguardavam ansiosos a chegada dos símbolos na manhã deste sábado. Durante o momento de espera, padres de várias paróquias realizaram pequenas pregações no objetivo de orientar e incentivar os jovens.

Entre os que escutavam atentamente aos sacerdotes estava Carlos Santiago, 15 anos, membro da Pastoral da Juventude.  Além de atento, o rapaz se mostrava empolgadíssimo esperando pela peregrinação.  “Eu queria ter participado da JMJ no ano passado, mas, infelizmente, eu não tive condições. Quando fiquei sabendo que a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora estariam aqui, falei para meus amigos que eu seria o primeiro a chegar. E assim foi”, afirmou o rapaz.

Fonte: Jovens Conectados

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Entenda como funciona o sistema de voluntários para JMJ Rio 2013

Domingo, missa de jovens. Hora dos avisos paroquiais. Dentre eles, um especial: “Venham ser voluntários na Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Inscrições com a pastoral jovem no pátio!” Basta isso, para que, após informarem dados sobre habilidades, profissão, idiomas e disponibilidade, a ansiedade chegue aos corações.
Padre Ramon Nascimento, diretor do Setor de Voluntários da Jornada, explica que “este é o primeiro passo a ser realizado” rumo ao evento. Feita a inscrição através do portal da JMJ (www.rio2013.com), ocorre um processo seletivo visando aliar o perfil do candidato às atividades. Isto determina quem começa a trabalhar este ano, e quem será convocado para o período da jornada entre 23 e 28 de julho de 2013.
É muito importante que os candidatos confirmem a inscrição. Todos recebem um e-mail automático ao final do preenchimento do cadastro. Quem fez o cadastro antes da versão atual que está no site, receberá um e-mail com um link para atualização das informações necessárias.
Segundo padre Ramon, estas frentes de atuação são definidas como ‘Voluntários Contínuos’ e ‘Próximos’.  Assim, o enquadramento dos candidatos se dá conforme a “necessidade de cada setor. Vai depender da demanda de cada um.” Ele cita como exemplo “os tradutores que já estão trabalhando e 90% deles não são do Brasil”.
Dentre os voluntários na tradução encontram-se países como EUA, Argentina, Peru, México, França, Alemanha, Polônia (terra do beato João Paulo II) e até mesmo Japão.
Números do Voluntariado
A meta da JMJ Rio2013 é conquistar a adesão de 60 mil voluntários até janeiro do próximo ano. Os números de voluntários são organizados em três pilares: Diocesano (oriundos da Cidade de Rio e parte dos municípios de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói); Nacional e Internacional.
Ao ser selecionado o jovem receberá via e-mail um login e senha de acesso ao portal da JMJ, onde terá acesso ao material de formação espiritual e cultural. Posterior a isto, serão marcados encontros de formação específica que orientará as atividades que o voluntário desempenhará.

Fonte: JMJ Rio 2013

A capital jovem acolhe os símbolos da juventude

“Os filhos de Palmas são todos jovens”, lembrou o arcebispo dom Pedro Brito. A cidade, mais nova capital do País, tem apenas 23 anos e um grande número de estudantes do interior do estado em 10 universidades.

Segundo dom Pedro, os principais desafios para a evangelização da juventude da arquidiocese são o tamanho da diocese e a dispersão da população, a falta de grupos de jovens paroquiais, a grande quantidade de jovens envolvidos com drogas e a presença de muitas seitas evangélicas.

“Quando era seminarista em Roma, vi a cruz ser entregue aos jovens pelo papa João Paulo II e, agora, ela veio encontrar a juventude de Palmas”, disse o arcebispo, na missa de acolhida dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Fazenda da Esperança.

Para Maria Isabel, que faz parte dos jovens escoteiros, a fé católica está em processo de construção em Palmas. “São jovens de várias culturas, nem sempre preparados na fé, que chegam aqui e conseguem um aprofundamento.”

O Setor Juventude, na opinião dela, tem um grande papel no crescimento da fé juvenil. “Estamos unindo grupos que não se conheciam e um dos exemplos foi a organização do Bote Fé”, disse a jovem.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Simulado de Catequese para JMJ dia 19 de maio, no Rio de Janeiro

Foi realizada neste sábado, 28 de abril, no Edifício João Paulo II, a reunião para preparar o Simulado de Catequese da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O simulado, que acontecerá no sábado, dia 19 de maio, das 8h30 às 13h, em 35 igrejas da cidade do Rio de Janeiro (veja a listagem das paróquias participantes), será um passo fundamental rumo à JMJ.
Estiveram presentes, conduzindo o encontro, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, o diretor geral do COL, monsenhor Joel Portella Amado, o diretor do Setor de Voluntários, padre Ramon Nascimento e os diretores do Setor de Preparação Pastoral, que é o setor responsável pelas cateques, padres Arnaldo Rodrigues e Leandro Lenin.
Juntamente com os coordenadores paroquiais de voluntariado da Arquidiocese do Rio de Janeiro, de Niterói e São Gonçalo, participaram da reunião os coordenadores gerais das paróquias selecionadas para o simulado e os respectivos responsáveis pelas catequeses.
Com o auditório lotado, os diretores do Setor de Preparação Pastoral explicaram como será a organização do Simulado de Catequese da JMJ Rio2013.
O objetivo do simulado é, além de vivenciar a catequese, fazer com que todos possam perceber o verdadeiro significado do evento e a capacidade de acomodação de cada paróquia. “Nós sabemos que o povo carioca é muito acolhedor, mas para experimentar isso precisamos dessa organização”, disse padre Arnaldo.
“As pessoas virão ao Rio para vivenciar a peregrinação. Temos que fascinar pelo acolhimento que nós vamos refletir e vivenciar nesse simulado”, completou monsenhor Joel, ao falar sobre o tema “Acolhimento cristão”, que será trabalhado no dia 19.
O importante, ressaltou monsenhor Joel, é que esse primeiro simulado ajude a criar uma maior consciência de que a Jornada não é exclusivamente da juventude, mas de todos os que, como disse Dom Orani, participarão da JMJ Rio2013 e ajudarão a “buscar valores para o mudar o mundo para melhor”. 
Leia mais sobre o simulado:

Por Roberta Amazonas